Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

segunda-feira

BELTANE



Olá gente encantada! Beltane está ai!O que é Beltane? Vamos a uma ligeira explicação de Lady Miriam Black sobre a história deste Sabá.

Beltane, Beltene, Beltine, no irlandês moderno Beltaine, pronuncia-se em três sílabas: “bel-tin-e”. No irlandês antigo era Bealltuinn e Boaldy.
Na tradição irlandesa antiga, Beltaine é um bom dia para começar grandes projetos. No entanto, ao contrário do que se acredita, não é um bom dia para celebrar casamentos, pois segundo a antiga tradição dos celtas da Irlanda, a época propícia para realizar casamentos ocorria entre a Twelfth Night ou “Décima-segunda Noite”, que correspondia a 5 de janeiro, e Shrovetide, ou seja, o início de março, época esta de Inverno no hemisfério norte.
......Os novos casais permaneceriam juntos até 1º de maio, quando se separavam porque no pico da Primavera, os homens levavam o gado para novas pastagens, geralmente em locais afastados da comunidade. Os bebês nasceriam entre a metade de outubro até 1º de fevereiro, o que explica porque os celtas acreditavam que o Samhain marca o início do ano. Novas vidas surgiam neste período, novos começos ou recomeços.
......Portanto, como maio marcava o final da estação dos casamentos, bem como a separação dos novos casais e dos homens de seus lares e de suas famílias, o dia de Beltaine ou 1º de maio era um dia de especial má sorte para casar.
......Antes de partir, os sacerdotes celtas acendiam duas grandes fogueiras. Os pastores fazim o gado passar entre elas, para que obtivessem proteção contra doenças e muita fertilidade. Depois, as pessoas também passavam entre as fogueiras com a mesma intenção.
A celebração do Beltaine tinha início na véspera, ou seja, no hemisfério norte em 30 de abril. Os celtas acendiam fogueiras nos campos e dançavam em torno do maypole ou “mastro de maio”, notoriamente um símbolo fálico. Sacerdotes e sacerdotisas faziam amor nos campos, consagrando a fertilidade da Mãe Terra. Na Europa continental, esse costume perdurou até a metade do século XVII, quando foi finalmente suprimido pelos Puritanos.
......Observe que fazer amor e casar eram coisas distintas para os celtas. Beltaine não é uma boa época para firmar um compromisso amoroso sério e que se pretende seja duradouro. Entretanto, é a celebração perfeita para pedir prosperidade, abundância e fertilidade, que para os celtas se traduzia iguamente como prosperidade, pois dependiam da carne, leite e couro dos animais e da generosidade da terra, que lhes cedia frutos, colheitas e água, para sobreviverem.
......Maio, no hemisfério norte, também era o tempo do surgimento das primeiras flores. Por este motivo, era uma época em que todos faziam lindas guirlandas de flores e as penduravam nas portas das casas, para enfeitar e atrair as boas vibrações da estação.
......Outro costume de Beltaine era fazer um bolo bem grande com aveia e cevada, que seria partilhado entre todos da comunidade. Em algum lugar do bolo, era colocado um pedaço de carvão. Aquele que tivesse o infortúnio de pegar esse pedaço era simbolicamente jogado na fogueira, pois o carvão demonstrava má sorte.

Fonte:Lady Miriam Black

No dia de Beltane o sol está astrologicamente no signo de Tauros, o Touro por motivos que maiores que estações de ano, sendo então celebrado sempre pelo hemisféreo norte e não no sul como alguns "ocultistas brasileiros" celebram erroneamente. Beltane inicia-se, acendendo-se, segundo a tradição, as fogueiras de Beltane ao nascer da lua na véspera de 1o de Maio para iluminar o caminho, já que é o rito ao elemento fogo. Realiza-se o ritual do Sabbat em honra à Deusa e ao Deus, seguido da celebração da Natureza, que consiste de banquetes e bebedeiras, antigos jogos pagãos, leitura de poesias e canto de canções sagradas. São realizadas várias oferendas aos espíritos elementais do fogo, e os membros do Coven dançam de maneira muito alegre, no sentido destrógiro, em torno do Mastro (símbolo fálico da fertilidade). Eles também entrelaçam várias fitas coloridas e brilhantes para simbolizar a união do masculino com o feminino e para celebrar o grande poder fertilizador do Deus. A alegria e o divertimento costumam estender-se até as primeiras horas da manhã, e, ao amanhecer do dia 1º, o orvalho da manhã é coletado das flores e da grama para ser usado em poções místicas de boa sorte.
O Deus agora é um jovem no auge da sua fertilidade, se apaixona pela Deusa que está no ápice de sua beleza e feminilidade e em Beltane se apresenta como a Virgem e é chamada "Rainha de Maio".
A D eusa e o Deus agora estão em plena vitalidade e amam-se com toda intensidade.
Eles irão consumar o seu amor.
A Sua paixão é evidente em toda a vida presente na Terra.
O Sabbat de Beltane marca a união da Deusa e do Deus, é a união entre os princípios masculino e feminino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem vida a todas as coisas.
Representa a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano. Comemoramos a fertilidade, o amor que dá forças a tudo e o retorno do Sol com toda a sua intensidade.
Ao longo dos séculos da Europa céltica, muitos outros costumes foram associados à Beltane.Como nessa época do ano a Terra era muito fértil, a maioria das Tradições européias locais se preocupava com a fertilidade das colheitas e animais.
Beltane era celebrado com flores e uma grande festa pública.
Mais sobre Beltane:
Incensos: olíbano, lilás e rosa.
Cores das velas: verde escuro.
Pedras preciosas sagradas: esmeralda, cornalina laranja, safira, quartzo rosa.
Ervas ritualísticas tradicionais: amêndoa, angélica, freixo, campainha, cinco-folhas, margarida, olíbano, espinheiro, hera, lilás, malmequer, barba-de-bode, prímula, rosas, raiz satyrion, aspérula e primaveras amarelas.


Bençãos de Luz hoje e sempre para vocês!


Ariadne






☽✪☾ Nas Mãos da Lua ☽✪☾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte