Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

domingo

UMA INTRODUÇÃO AO FENG SHUI


Olá pessoas Nas Mãos da Lua!Boa tarde gente encantada!Aqui vai um pouco de cultura chinesa hoje para aquecer o seu domingo frio.Adoro a sabedoria oriental.Tem tantos encantos.Tantos.

Uma Introdução ao Feng Shui

Feng Shui é um dos oito membros da medicina chinesa. Como podemos curar quando estamos em um ambiente caótico ou confuso? Um ambiente calmo e pacífico nos ajuda a descansar, relaxar, e restaurar as nossas energias vitais. Todos os oito membros da medicina chinesa trabalhar juntos para criar uma boa saúde: feng shui, astrologia, fitoterapia, exercícios (tai chi, chi kung), meditação, dieta, massagem, acupuntura e. Podemos criar um lar equilibrado, paisagem e ambiente de trabalho, aplicando os princípios do feng shui de equilíbrio e harmonia.


Perspectiva Histórica


Em todos os lugares em nosso planeta - desde as pirâmides do Egito até os monólitos de Stonehenge, na Inglaterra,ou mesmo os túmulos Ming na China – os povos antigos honravam os lugares sagrados. Montanhas, rios, colinas e bosques, ou locais onde ocorriam fenômenos naturais indicavam lugares sagrados.


Feng shui (pronuncia-se "fung shway") é uma antiga arte e ciência chinesa que localiza lugare sagrados na terra. A tradução literal do feng shui é "vento" e "água", dois elementos da natureza. Os povos antigos chineses desenvolveram feng shui com base em sua visão única do mundo espiritual. Eles estudaram a natureza para entendero universo. Na natureza eles sentiram a energia "chi", o sopro da vida em todas as coisas. Eles entenderam a harmonia da vida observando a natureza e sendo intuitivos.Os antigos reconheciam chi em uma paisagem para determinar quais locais seriam seguros oferecereciam uma vegetação exuberante, e alinhavam-se harmoniosamente com o geomagnetismo da terra.


Taoísmo


A filosofia do equilíbrio da natureza tornou-se a filosofia espiritual do Taoísmo (pronuncia-se "Dowism"). Sacerdotes do Taoísmo, que eram ambos mulheres e homens, descobriram e desenvolveram a geomância do feng shui, através da observação das formas da terra, dos fluxos de rio, do movimento dos planetas, do comportamento dos animais, e das mudanças nas condições climáticas. As preocupações dos antigos taoístas eram quando a cultivar, como irrigar com as inundações dos rios, e onde construir de vilas, edifícios, e túmulos.

Os antigos taoístas observaram que os seres humanos vivem onde a terra encontra o céu, e no meio dessas duas grandes forças, está o "Reino do Meio". Foram os antigos chineses que inventaram a bússola magnética e correlacionaram os seguintes animais mitológicos a cada uma das quatro direções:

Do sul que recebemos o calor e a vitalidade. O animal simbólico do sul é a Fenix vermelha, que representa a beleza e bondade.

Do Norte vem a neve, frio e escuridão. O animal simbólico do Norte é a Tartaruga negra, que representa vida longa e resistência.

A direção leste corresponde à primavera, ao mar azul, e a um novo crescimento.

O animal simbólico do leste é o dragão azul, que representa majestade e magnificência.

A direção oeste corresponde ao outono e as montanhas nevadas. O animal simbólico do oeste é o tigre branco, que exemplifica a bravura e força.


Os Cinco Elementos


A forma de criar ordem no caos é a divisão do cosmo em elementos.

Os antigos taoístas entenderam a unidade de todas as coisas quando criadas a partir dos cinco elementos taoístas:o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira. Estes cinco elementos são usados em feng shui para equilibrar e criar harmonia.

Fogo - Na medicina tradicional chinesa, o fogo corresponde ao coração. A sala de fogo do feng shui é a sala de estar, o coração da casa.

Terra - O elemento terra corresponde ao estômago na medicina chinesa, e a sala de jantar no feng shui, uma vez que esta é o lugar onde o alimento é ingerido e digerido.

Metal - Na medicina chinesa, o metal corresponde aos pulmões. No feng shui, o quarto representa o metal, pois é onde dormimos e respiramos profundamente durante a noite.

Água - O elemento água corresponde aos rins na medicina chinesa, por isso faz sentido que lugar da água no feng shui é o banheiro.

Madeira - A madeira é o elemento que corresponde ao fígado na medicina chinesa e a cozinha no feng shui, uma vez que a madeira é adicionada ao fogo para cozinhar.


Yin e Yang


Uma interpretação do yin e yang em uma paisagem é que as montanhas são yang e os vales são yin. Uma interpretação do yin e yang na arquitetura é que yin representa os edifícios mortos e yang, edifícios da vida. O equilíbrio yin e yang se aplica aosespaços interiores. Uma sala excessivamente yin é escura, úmida e mal iluminada. Tal ambiente pode evocar sentimentos de tristeza. Uma sala excessivamente yang é muito brilhante ou mais acesa. Ela pode evocar sentimentos de ansiedade sendo assim. Quando equilibrados, yin e yang são devidamente aplicados a espaços interiores. Por exemplo, quarto yin tranquilaza o sono, já a sala de estar é yang pois estimula conversas animadas e atividades, que são relacionadas a "vida".


Os Oito Trigramas


Os oito trigramas em chinês são ba-gua, pronuncia-se "bah guah". Ba significa oito e Gua significa trigrama. Um trigrama é um símbolo feito de três linhas postas umas em cima das outras. A linha sólida representa yang chi. A linha quebrada representa yin chi. O ba-guá pode ser aplicado como um modelo de feng shui em um quarto, uma construção, sítio, ou paisagem. Os trigramas representam os elementos da natureza: fogo, terra, lago, céu, água, montanha, trovão e vento.


Esses oito trigramas podem ser aplicados a uma sala, edifício, ou paisagem:

O local do fogo representa fama e reputação; a localização da terra representa relacionamentos; a localização do lago representa as crianças e criatividade; a localização do céu represneta viagem e assistência; a localização de água representa carreira; a localização da montanha representa auto-conhecimento; o local trovão representa saúde e família ; e a localização do vento representa riqueza.


A Cosmologia Yin / Yang


De acordo com os antigos taoístas, toda a energia está interligada. Neste contexto, o Tao, é simbolizado pelo círculo entrelaçado do Yin e Yang.

Tradicionalmente, o yin é o princípio, escuro feminino, e receptivo. O yang é o princípio de luz, masculino e ativo. Juntos, yin e yang fluem neles mesmos criando e definindo o seu oposto.

Yin e yang estão em constante estado de fluxo.

Por exemplo, é devido à existência da escuridão, o conceito de luz tem significado. Da mesma forma, o que é alto é definida pelo baixo, e doce é definido pelo azedo. No pensamento ocidental, o equilíbrio do yin e yang poderia ser interpretado como opostos conflitantes. No entanto, no pensamento taoísta não há dualidade, mas a unidade.


Yin e yang permanecem na ordem natural do universo, porque o ciclo yin e yang repete-se constantemente. Por exemplo, o meio-dia, a hora mais yang, avança para a meia-noite, a hora mais yin. O solstício de verão, o dia mais longo, é o tempo mais yang do ano. Ele pprogride para solstício de inverno, a noite mais longa, que é o mais yin. Experimentamos em nossos corpos também,a dança interminável de yin e yang. Quando inalamos, nossos pulmões se expandem para o ponto mais yang, e quando exalamos contraem-se para o ponto mais yin.

Portanto, no auge do yang, yin sobe e o yang declina. No auge do yin, yang sobe e o yin declina. A morte ocorre quando o yin e o yang separam-se.


A interação do yin e yang estão descritas nos versos do filósofo taoísta Lao-Tzu, nascido em 604 aC, Lao-tzu destila sabedoria taoísta em 81 capítulos curtos em forma de verso, em seu livro clássico Tao Te Ching. Ele explica os princípios harmoniosos e dualistas do Tao:


Trinta raios se juntam em uma única roda, mas é o orifício central que faz mover o vagão.

Moldamos um pedaço de barro em um vaso, mas é o vazio dentro do vaso que o torna útil.

Nós martelamos portas e janelas de madeira em uma casa, mas é o espaço vazio interior que faz com que os quartos sejam habitáveis.

Construímos com o tangível, mas é o intangível que usamos.


Tenham um domingo mágicko!

Ariadne











☽✪☾ Nas Mãos da Lua ☽✪☾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte