Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

sábado

DIA DAS MÃES - FESTA PAGÃ TAMBÉM!




A tradição é muito mais antiga do que se imagina.

Irmãs e Irmãos, um pouco de história para vocês.

Alguns historiadores argumentam que o antecessor do Dia das Mães, era uma festividade na antiga Grécia, dedicado em favor da deusa Rhea, mulher de Cronus, mãe dos deuses e deusas. Já em Roma, também havia uma celebração a favor de Cybele, outra mãe dos deuses. As festividades em sua honra começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo. A celebração conhecida em Roma como hilária era comemorada por 3 dias – em março – de 15 a 18. Alguns afirmam que as celebrações em honra a Cybele foram adotadas pela igreja no seu início, para venerar a mãe Maria, mãe de Jesus Cristo. Outros acreditam que a mãe de Cristo substituiu às celebrações à mãe dos deuses e ter-se-ia iniciado o costume das pessoas visitarem a igreja no seu dia de batismo. Já no século 16, havia na Inglaterra a comemoração do Domingo das Mães no 4º domingo durante a quaresma. Neste dia, os aprendizes e trabalhadores que normalmente trabalhavam longe, retornavam à sua casa, levando para suas mães pequenos presentes, como por exemplo, o bolo das mães. Assim, ao longo do tempo as celebrações da mãe da igreja começaram a se confundir com as celebrações do Domingo das Mães, com as pessoas começando homenagear além da mãe da igreja, a sua própria mãe.
Os países criam o dia das mães e colocam esta festa no domingo pagão Romano.
Em 1872, Julia Ward Howe foi a primeira pessoa a sugerir em 1872 a criação de um dia das mães dedicado à paz, nos Estados Unidos. Ela manteve organizado em Boston durante muitos anos o encontro do Dia das Mães. Anna M. Jarvis (1864 – 1948), nos Estados Unidos, filha de Pastores é quem originou o Dia das Mães naquele pais. Ela lecionava, inclusive na escola dominical da Andrew Methodist Church of Grafton. Solteira, era extremamente apegada a sua mãe. Em maio de 1905 faleceu sua mãe Anna Reese Jarvis. Ainda solteira ficou sozinha com sua irmã cega Elsinore. Anna sentia imensamente a falta de sua mãe. Dois anos após a sua morte, em 1907, Anna Jarvis e suas amigas começaram um movimento, com ministros, empresários e congressistas para a instituição de um dia nacional das mães. Ela achava que muitas vezes as crianças não davam o devido valor às suas mães enquanto vivas. Ela esperava que a iniciativa fortalecesse os laços familiares e o respeito aos pais. O primeiro dia das mães ocorreu a pedido de Anne M. Jarvis com uma missa em Grafton, West Virigina, Filadélfia e Pensilvânia em homenagem a sua mãe, no dia 10 de maio de 1908. A primeira celebração oficial do dia das mães foi instituído pelo governador da West Virgina em 1910. Já em 1911
praticamente todos os estados norte-americanos celebravam o dia das mães e outros países também já o comemoravam, como México, Canadá, China, Japão, América do Sul e África. A Associação Internacional do Dia Internacional da Mãe foi fundada em 12 de dezembro de 1912, com o intuito de incentivar homenagens significativas às mães. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson institui o dia nacional das mães a ser celebrado no segundo domingo de maio. (Seguindo a idéia de Roma)
Apesar de em alguns países a celebração do dia das mães ser em outra data, nós aqui no Brasil, junto com a Europa e Estados Unidos entre outros, comemoramos o dia das mães no segundo domingo de maio. (Seguindo a idéia de Roma).




Abençoadas/os e Glorificadas/os sejam!

Karla







☽✪☾ Nas Mãos da Lua ☽✪☾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte