Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

domingo

Ritual Pagão abre oficialmente atividades da Cúpula dos Povos na Rio+20

 Sacerdote Og Sperle


Nesta sexta-feira (15/06), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, ocorreu a abertura oficial do complexo de tendas chamado “Religiões por Direitos”. Este espaço faz parte do território da Cúpula dos Povos na Rio+20.

Como abertura do evento, estava previsto um culto interreligioso com a participação de três religiões, e a Wicca era uma delas, sendo que, ao chegar a hora da abertura, apenas o sacerdote Og Sperle, presidente da União Wicca do Brasil estava presente no local, ficando com a responsabilidade de realizar o ritual de abertura dos diálogos interreligiosos na Rio+20.

Para os presentes no local, houve um espanto ao saberem que teriam um bruxo a realizar o “culto” de abertura do evento, sendo que, mais intrigados ficaram quando o sacerdote Og Sperle começou a litania, visto que a mesma teve o enfoque wiccano, com a abertura do círculo e dos quadrantes “portais”.

No mais, o rito seguiu por uma linha pagã, e não propriamente wiccana, isso ficou bem evidente quando o sacerdote cantou a música “Irmãos da Lua” de Renato Teixeira, momento que emocionou quem estava presente.

abertura_rio20_wiccaOutro momento marcante foi quando o sacerdote Og Sperle convidou duas lideranças religiosas que estavam presente no público para subirem ao palco, o representante da igreja Anglicana, o Rev. Daniel Rangel e a Sra. Édna dos Santos, do Kardecismo, que juntos finalizaram cantando uma música de Milton Nascimento e Chico Buarque chamada “Cio da Terra”.

Particularmente, o espaço Religiões por Direitos tem por finalidade garantir a visibilidade e participação de organismos, expressões e grupos religiosos na Cúpula dos Povos na Rio+20.

Como pano de fundo comum, lideranças convidadas das diversas expressões religiosas do país, estarão do dia dos dias 15 ao 22 de junho, se esforçando para promover os Direitos Humanos (direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais). Essa presença interreligiosa tem por finalidade a construção de uma agenda de eventos que estarão acontecendo durante a Cúpula dos Povos em torno dos seguintes temas principais:

a) Soberania alimentar
b) Mudanças climáticas
c) Juventude e justiça ambiental
d) Novos paradigmas e desenvolvimento sustentável
e) Povos tradicionais de terreiros
f) Paz, conflitos religiosos e bens comuns



☽✪☾ Nas Mãos da Lua ☽✪☾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte