Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

terça-feira

O QUE É PAGANISMO?



Boa noite Irmãs e Irmãos? Espero que vocês estejam bem. Então, vamos a nossa postagem de hoje e aprendam um pouco mais sobre o que somos.


O que é Paganismo?


Um pouco de História


Paganismo é o conjunto de crenças antigas oriundas dos meios pagãos. O termo vem de “paganus” e “pagani” (que faz referência ao campo, camponês). Um termo que foi estigmatizado na época do antigo Império Romano tornando-se assim pejorativo.
Vamos voltar no tempo um pouco para entender o que houve: Três séculos depois da morte de Jesus, mas especificamente no ano de 313 d.c. quando cessaram as perseguições aos cristãos pelo poder de Roma, Constantino I, através do Edito de Milão, declara que o Império se tornaria neutro em relação a credos religiosos.Porém este mesmo Constantino viria a se converter ao Cristianismo e em 325 d.C. através do Concílio de Nicéia, quando reconheceu Jesus como o Filho de Deus e estabeleceu outras providencias para distinguir o gentio (cristãos sem origem judaica) dos judeus, como, por exemplo, alterar a data da celebração do Pesakh (Páscoa) bem como o seu nome para Eostre, nome de uma deusa pagã, e que séculos depois seria novamente modificado para Easter (inglês) ou Oster (alemão), a Páscoa em português, ou a troca do dia de descanso do sábado (Sabhat) para o domingo.Finalmente, em 380 d.C. o Imperador Teodósio numa jogada política, declara o Cristianismo, a religião oficial do Império Romano e nasce então a Igreja Católica Apostólica Romana.A estrutura da nova religião, pautada em um único deus onipotente e onipresente, era perfeita para uma política de dominação sutil. Existia um deus a ser temido e punições divinasseriam bem vindas a todos aqueles que fossem contrários às regras impostas pelo poder. Nos grandes centros, a aceitação da nova religião foi rápida não cabendo aqui tentarmos saber o porquê, mas nos campos, houve resistência. Os camponeses mantinham-sefiéis ao culto aos seus múltiplos deuses e práticas antigas.Daí nasce o estigma de pagão (paganu “morador do campo”). Os pagãos não aceitavam a nova religião, seguiam em seus cultos a deuses dos mais diversos, ligados às forças da natureza. Nos grandes centros, este termo passou a ter uma conotação pejorativa, um tom depreciativo, ao se referir a crenças supersticiosas e mágicas, fruto segundo os romanos, da ignorância dos camponeses.


Definindo o Paganismo:



O Paganismo é um modo de vida espiritual que tem as suas raízes nas religiões antigas que honravam a natureza e a reverenciavam como o corpo do divino. Nesse sentido, Pagão é aquele que celebra a santidade da Natureza, buscando o Divino em todas as coisas, ou seja, encontrando o espírito vasto e desconhecido queatravessa o universo visível e invisível. Para o Pagão, a sacralidade da vida é vista como uma herança uma vez que o Paganismo guarda as crenças e os valores dos ancestrais, adaptando-as à vida moderna.

Ao honrar o Divino em todos os seus aspectos, seja homem ou mulher, como partes de um todo sagrado uma vez que cada ser é um ser belo e único, o Paganismo enfatiza a experiência espiritual pessoal através da relação com o mundo natural que é profundamente amado/adorado. Dessa forma, procura-se a união espiritual com a Divindade, sintonizando com as marés da Natureza e explorando o eu interior, vendo assim como cada um reflete no outro. Nesse sentido, pode-se dizer que o Paganismo acredita que se deve encontrar a face divina cara a cara, dentro da própria experiência, ao invés de ser através de um intermediário como pode ser visto em alguns caminhos religiosos que possuem líderes e professores. Na verdade, essas pessoas agem como facilitadores, usando sua própria sabedoria e experiência para ajudar e orientar o outro a descobrir seu próprio sentido e interpretação do Divino.

Há uma grande variedade de tradições dentro do amplo espectro do Paganismo. Isso reflete o alcance da experiência espiritual, pois acredita-se que cada pessoa é única, e assim a espiritualidade de todos deve ser igualmente única. Alguns Pagãos seguem vários deuses e deusas do folclore europeu e da mitologia: outros focam apenas numa Força Vital única sem especificar o gênero; outros ainda se dedicam a um casal cósmico – a Deusa e o Deus, ou o Senhor e a Senhora. A diversidade é celebrada, pois se acredita que cada pessoa deve encontrar sua espiritualidade de acordo com os ditames da voz de sua própria alma.

O Paganismo respeita os direitos de toda a alma vivente, seja humano, animal, vegetal ou mineral, estando sempre atento as ações de causa e efeito, seja pelo pensamento ou ação, sobre as criaturas da Terra.Acima de tudo, o Paganismo incentiva o livre pensamento, a imaginação criativa e a desenvoltura humana, acreditando que estes sejam fundamentais para que se tenha uma vida em harmonia com os ritmos do mundo natural.

Abençoadas/os e glorificadas/os sejam!

Karla




☽✪☾ Nas Mãos da Lua ☽✪☾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte