Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

domingo

100 IDÉIAS PARA PAIS DE CRIANÇAS PAGÃS


 MM!Que tal falarmos sobre crianças pagãs?Sim, elas existem. Há espaços bem bacanas sobre o assunto em questão.Esse texto que encontrei no criança pagã é espetacular.Aproveite essa beleza.Beijo e domingo de luz!

1. Recicle
Separe o lixo em companhia das crianças, cuidando da higiene pessoal logicamente, use luvas, e va enumerando o que foi separado como lixo orgânico (explicando o quê é o lixo orgânico), o que é o lixo reciclável, o que pode ser o lixo reaproveitável, quê tipo de lixo é considerado perigoso (como pilhas velhas, pregos, vidros, aparelhos eletrônicos, caixas de medicamentos, e muitos mais), coloque esse lixo "perigoso" em sacolas mais resistentes e lacre.
Disponha lixeiras para os tipos de lixo que você produz diariamente. Coloque pequenas lixeiras nos quartos das crianças, ensinando-as a depositar papéis, caixas de papel, pontas de lápis nelas. Com os papéis, usando água e maizena, crie marionetes e pinte-as com seus pequenos pagãos.
Se você tiver animais silvestres (licenciados pelo IBAMA) como tartarugas, ensine-os a usar o lixo orgânico como alimento, cascas de frutas alimentam bem os pequenos animais.
Colete tampinhas e latas e doe à quelas pessoas que as vendem depois. Venda panelas velhas, ou eletrodomésticos fora de uso para aquelas pessoas que passam anunciando a compra de ferro-velho. Com esse dinheiro crie um fundo "monetário", para compra de sacolas de papel, e use-as em passeios pela praia, parques, praças ou para deixar no carro.
Pode usá-las nas compras semanais no supermercado, evitando levar para casa as sacolas plásticas.
Use o lixo orgânico como adubo. Vidros de conservas como potes para biscoito, ou guarda-temperos, e decore-os com ajuda das crianças, criando mil e um desenhos. Use a criatividade, e dê uma finalidade útil aos objetos que podem ser reaproveitáveis. Como roupas, móveis, pequenos artefactos...
Escreva estórias com eles onde a moral da mesma é o lixo, e o dano que causa na Terra, quando não é devidamente armazenado, e deixe que eles ilustrem e levem à escola, permitindo que outras crianças aprendam!

2. Entre no parque
Entre nos parques e praças, não se limite somente a passar ao lado deles, permita-se sentar, apreciar a vista, aproveitando o momento para apresentar aos seus filhos as plantas, seus nomes, a forma e periodicidade com que mudam as folhagens, quiçá contando a história daquele lugar, deixando que corram, brinquem, teçam amizades com outros "passeadores de parques"...E principalmente saboreie esse momento, curto ou não, em que vocês são apreciadores da natureza. Explique como lidar com os cachorrinhos que passeiam por lá, e se vocês tiverem um, enfatize a importância que há em levà-los para espairecer, munidos de sacolinhas para a "caca" do amiginho...

3. Pule para dentro de poças
Chove? Então fique na espera, e pule nas poças que se formam (com cuidado quanto à natureza da poça, nada de pular em poças de escoamento do sistema de esgoto!!!); pule nas poças que o mar deixa para atrás, sente nelas, brinque nelas, com eles. Sinta as texturas que a aréia oferece. As cores que o Sol cria nas poças.

4. Aprenda algumas constelações
Lembre das horas a fio, em que deitad@s na grama ou no chão, faziamos longas e fantásticas viagens por outros mundos e galáxias... Compre um livro ou pesquise na net, e aprenda como localizar as estrelas e planetas, e nomeá-las!
E deite na grama com seus filhotes em noites claras ou escuras...Simplesmente para observar em silêncio ou bater papos!
Se você mora em prédio, e pode, compre um telescópio...é uma aventura!

5. Aprenda os nomes de vegetação local
Norte, nordeste, sul, sudeste, centro, em fim, todo um continente a nosso dispor, com uma vastíssima vegetação para ser vista, conhecida, preservada e respeitada.
Na ausência de um museo sobre fauna e flora, uma visita às universidades que oferecem cursos de Biologia, Aqüicultura, Oceanografia, Agronomia, permite ter acesso a panfletos, folhetos ou roteiros, onde a vegetação local é focada e explicada.
Para ter este contato não se faz necessário cair de paraquedas em selvas virgens, um pulinho na pracinha ou no parque, já permite esse contato.
Plantar mudas nativas em casa! Nada melhor do que isso. Que tal um pé de Jambo? Dá uma sombra deliciosa, e flores belas. E frutos suculentos, vermelinhos... Degustá-los acompanhados das nossas crias, explicando o quê faremos com os carocinhos, como plantá-los...

6.Voluntariado
Pagão que se diz vacinado quanto "a fazer caridade x voluntariado", não é pagão!
O Voluntariado, é uma ação consciente, coordenada, responsável perante o meio que nos cerca, seja o objeto dessa ação, a natureza, a fauna ou as pessoas...
Quem disse que não podemos ajudar pessoas, por ser uma atitude propalada pelas crenças cristãs? Quem assim pensa, desconhece que outrora, os grupos eram extremamente coletivos, se importando por demais pelo bem-estar de todos, cuidando dos menos aptos à sobreviência.
Voluntariado não é presentear comida, vestes, ou dinheiro. Voluntariado, é mostrar como melhorar o modo de vida, como crescer e sustentar-se. É mostrar o caminho e os meios de trilhá-lo.
Crianças pagãs acostumadas a ver pais e parentes disponivéis para a ajuda humanitaria, desfrutam muito mais da vida, e são adultos em potencial, mais felizes. Mais humanos.
Voluntariado não é caridade, é humanização.

7. Observe as nuvens
Descanse a mente, relaxe, divague com elas, com as nuvens, desconecte-se do mundo stressante, usando um meio simples e sem custo algum: observar o céu e as nuvens.
Garanto que em momentos de tensão, se nós deixamos ficar a sós, em comtemplação, voltamos "à realidade" mais centrados e aptos para lidar com as crianças e toda a sua energia!
E eles mesmos ao ver-nos nessa atitude, o farão espontâneamente depois...

8. Plante um jardim
Requer todo um preparo!
Comprar as sementes, a terra adubada, os apetrechos para fuçar a terra...
Ou pegar mudinhas, escolhendo com delicadeza cada uma, contando para quê servem estas e aquelas plantinhas...Como cuidá-las, como regá-las e o quê elas já crescidinhas, podem nos ofertar.
Já pensou servir à mesa saladas e doces vindos do jardim? Sucos das frutas do pomar?
Resevar uma hora fixa por dia, e ir com os pequenos cuidar das mudas, do jardim, das flores... Permitir que sintam as texturas das plantas e da terra...
Ensinar que todos podem fazer o mesmo, ter uma pequena plantação caseira, e preparar quitutes saborosos com aquilo que eles mesmos ajudaram a nascer!

9. Asse pão
Não somente em dias de celebração, mas sem dia marcado. Teste receitas, não somente de pão, de biscoitos, de tortas, use frutas in natura, quem sabe as do seu pomar. Explique porquê os ingredientes são mais aproveitáveis se forem orgânicos...Por quê o açúcar escurinho é mais saudável!
Ponham a mão na massa, criem bonecos de pão, carinhas com biscoitos, tortas com estórinhas...

10. Deixe oferendas
Não é necessário anunciar: vou no jardim deixar uma oferenda!
E sim fazê-lo, com constância e respeito.
Apreciar a oferenda, e se eles ficarem curiosos, contar o por quê da oferenda, para quê serve, quem a recebe, quais podem ser os tipos de oferendas...Sem colocar tudo isso como "um toma lá e dá cá"...

11.Tenha o altar para as criança
Altares singelos sem objetos que possam causar acidentes...puxar mais para o lado lúdico, mostrando como pode ser divertido "criar" um lugarzinho especial para as conversas com os Deuses, com as Fadas e outros Elementais.
Incentivar a limpeza do Altar com suas próprias mãos, leva a criança a "ter a responsabilidade" por algo muito seu, muito íntimo.
Pequenos vasinhos no Altar o conectam à Natureza de forma direta, e lhe ensina que para desfrutar da beleza que Ela oferece devemos cuidar, zelar por Ela.
Quiçá o uso de velas somente seja oportuno na adolescência, evitando assim possíveis queimaduras...
Quanto ao nosso Altar, explicá-lo para eles, com detalhes, dando atenção aos "por quês" pois cada um é importante para a criança...

12. Fale com as Árvores
Tagarele com plantas, árvores, cactus, em fim com o verde que os cerca. Regue seu jardim batendo papo com as plantas, e explique que assim elas se sentem acolhidas, pois são sensíveis não somente ao toque, e sim ao carinho de forma geral.

13. Dance
Dance e muuuuuuuito, sacuda a poiera, tire as téias de aranha da alma, ao som de músicas que lhe falem à alma, que lhe tragam recordações de outros dias, sejam os que forem, e diga a seus filhos o que sente ao ouví-las...pequenos retalhos do nosso passado vêm à tona com a música.
Sejam passos de profissional ou sem nexo, mas dance, sozinha, com eles, mas expondo seu âmago, demostrando que não há hora para danças, e sim qualquer hora!


Toque tambor
Brinque
Cante
Arrume para Noel chegar no Solstício
Arrume pro Coelho chegar em Ostara
Escute suas crianças
Chore
Vá acampar
Adote um peru durante novembro
Adote uma margem de estrada
Faça pilhas de pedra
Nade nos lagos e rios
Ria
Pise e grite
Leia mitos
Escreva poesia
Faça um livro pagão de colorir
Empine uma pipa
Pintura de dedo
Leve suas crianças para votar com você
Abertamente discuta políticas
Conheça seus vizinhos
Faça uma festa do chá
Crie um jogo de "poções"
Vá para a biblioteca
Conte histórias
Faça um espetáculo de boneco
Use cloth bags quando for fazer compras
Fale com suas crianças
Construa um castelo de areia
Respir
eComa flocos de neve
Conheça os professores deles
Os ajude com a lição de casa
Não os deixe passar muito tempo fazendo a lição de casa
Deixe-os brincar do lado de fora
Desligue a televisão.
Sente nos bosques e só observe quietinha
Diga "eu te amo"
Faça um "feitiço contra o bicho papão"
Finja
Procure por anéis de fada
Faça água de lua
Tire sonecas
Reparta
Deixe-os ajudar no planejamento de rituais
Ensine tolerância
Use de novo
Faça bastões
Faça uma bolsa especial p/ ferramentas de magia
Abraços
Inclua suas crianças
Apóie fazendeiros locais
Faça excursões à fazendas locais
Não vá para o circo se eles tiverem animais
Honre as diferentes fases da infância com um ritual
Respeite suas crianças
Ensine-lhes respeito
Fale sobre sentimentos
Conheça os amigos deles
Pergunte e responda
Encoraje-os a perguntar
Dê graça
sOs alimente com comida saudável
Evite excesso na mochila
Torne os erros uma oportunidade para aprender
Leia para eles
Acredite em magia
Arrume tempo para suas crianças
Elogie suas realizações
Ajude-lhes a estabelecer metas
Procure seus interesses
Introduza culturas diferentes
Coma comida étnica
Seja um bom exemplo para suas crianças
Cubra-os na cama antes de dormir
Tenha um dia preguiçoso com eles
Cave na areia
Explore vida selvagem de quintal
Não espere que a criança seja um pequeno adulto
Deixe-o ser criança
Ensine-lhes a caminhar no caminho dos antigos
Ensine-lhes a fazer seu próprio caminho


Seja livre, feliz, pratique coerência entre suas falas e atos. Permita que exerçam a liberdade de escolha...E que tenham orgulho dos maravilhosos pais que vocês são!



Texto de Luciana Onofre





BB!

Nuit









☽✪☾ Nas Mãos da Lua ☽✪☾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte