Seja bem-vindo. Hoje é

Gente Encantada

Que os Deuses te guardem na palma de suas mãos.Abençoadas/os sejam!

quarta-feira

MULHER E MAGIA

Numa antigo grimore do século XII, ha um texto muito belo que pertencia Maga Urganda; famosa feiticeira medieval, que praticava a magia, realizada totalmente com objetos pertencentes as mulheres.

O protagonista deste tipo de prática, era o costureiro…

Segundo ela cita em seu texto, as Parcas – figuras mitológicas gregas - eram as encarregadas de dar a vida através dos elementos de costura.

E de fato, uma das Parcas era encarregada de fiar, outra de medir, e outra de cortar, o fio da existência.

Este exemplo, ainda que simples, reflete a importância que o costureiro tem como elemento mágico.

A “Cura” do Costureiro

Urganda diz que todo objeto, deve cumprir com o seu “destino de objeto“, ou seja, seguir ao pé da letra a função para a qual foi criado.

A função do costureiro é “conter” o que guarda em seu interior, um elemento simbólico de proteção da riqueza familiar.

Por esse motivo, é absolutamente necessário que seja de um material nobre como a madeira, e preferentemente perfumada, porque assim, ao trasladar o seu perfume para todos os objetos no seu interior, se converterá no símbolo da prolongação da Linhagem familiar.

Sendo assim, os costureiros de palha não são os mais indicados.

Para que a caixa destinada ao costureiro seja próspera, deve conter em seu interior durante sete dias, os elementos da prosperidade.

Para este propósito, você deverá colocar dentro dele um punhado de farinha de trigo, uma espiga de trigo e um pedaço de pão.

Coloque estes elementos dentro da caixa na Lua Nova, e feche-a bem, deixando-os lá por sete dias.

Passado o prazo, tire-os, envolva-os em um papel branco e jogue-os num curso de água.

Objetos que deve ter um Costureiro Mágico

Alfineteiro

A almofadinha onde se cravam as agulhas e os alfinetes, deve ser redonda, pois assim inclui-se no costureiro uma forma perfeita, origem de todas as formas do mundo.

É bom que esteja recheado também de flores secas de lavanda ou de ervas silvestres, para que o aroma seja estimulado constantemente pelas agulhadas e alfinetadas.

Dessa forma perfumam-se simbolicamente as feridas que a vida possa nos infligir, fazendo-as menos dolorosas.

Alfinetes

Pela sua similitude com a figura humana, porque tem “cabeça”, devem guardar-se no costureiro em número par, pois assim, se afugentará a solidão de cada um dos membros da família, e é uma garantia de que todos eles encontrarão o verdadeiro Amor.

As Agulhas

Pelo mesmo motivo que os alfinetes, devem ser guardadas em número par; a metade delas deve ter o buraco grande, para garantir aos integrantes da família um olhar vigilante sobre o entorno.

A outra metade deverá ter o buraco pequeno, pois dessa forma se inclui no costureiro, o olhar curto de vista, mas cheio de Sabedoria dos anciãos.

O Dedal

Simboliza a fortaleza e a capacidade de resistência; se possível deve ser de prata ou de metal prateado; antes de colocá-lo no costureiro é preciso enchê-lo com vinho tinto e colocá-lo na Luz da Lua, para garantir a abundancia de bens.

As Linhas

Representam os laços com os objetos do mundo, e com as metas que se desejam lograr; por esse motivo, não devem estar enredados, pois isso significaria retrasar as metas, ou simplesmente não alcançá-las.

É imprescindível ter uma linha branca, se possível de seda, ou então de algodão puro; com ela se enlaçarão simbolicamente as coisas mais importantes e sutis da vida, como o Amor.

A Tesoura

Trata-se de um elemento ambivalente pois tem a capacidade de ferir; antes de guardá-la no costureiro, é preciso cortar com ela, cada uma das pétalas de uma rosa vermelha, pois desta forma deixará de ser um elemento agressivo, para transformar-se em positivo.

A Fita Métrica

É o elemento simbólico da precisão e o sentido da realidade; quem não tiver uma fita métrica em seu costureiro, tampouco terá sentido comum e sensatez.

Os Botões

São o símbolo daquilo que é completo, e por isso são os encarregados de unir uma metade, com a metade que lhe falta.

E nesse aspecto são o símbolo da fidelidade conjugal; ao contrário das agulhas e os alfinetes, devem ser sempre guardados em número impar, para que se sintam impulsados a procurar incansavelmente, “a metade que falta”.

O Espelho

O pequeno espelho circular, que desapareceu dos costureiros modernos, nunca faltava nos costureiros de viajem, na Idade Media.

O objetivo deste espelho, era que as mulheres que se detinham para costurar no caminho, pudessem ver a través dele, a presença de algum assaltante de caminhos, ou algum violador nas suas costas.

Depois, sobreviveu nos costureiros até o século XIX, como símbolo da Luz e o reflexo do Universo, capaz de impor-se á escuridão total do âmbito de clausura, que é uma caixa.

Inclui-lo no seu costureiro, significa incluir nele um símbolo de Luz e Esperança.

A Chave dos Desejos

É Imprescindível que o costureiro tenha uma pequena chave dourada; se a sua caixa de costura não possui uma, pode pedir para qualquer serralheiro que a coloque para você.

A chave dourada é o elemento simbólico que permite abrir o coração do ser amado e conhecer os segredos da alma humana.

Uma mulher que abre e fecha o costureiro com a chave ao longo de sua vida, torna-se mais sabia e mais profunda.

Pelo buraco da chave deve passar uma fita vermelha, para proteger a casa da inveja e outras energias negativas. 

Lugh



✪☾ Nas Mãos da Lua ☽✪☾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Você estã Nas Mãos da Lua!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Krishna e Radha

Krishna e Radha

Lakshmi e Vishnu

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Sul

Roda do Ano do Hemisfério Norte

Roda do Ano do Hemisfério Norte